April 9, 2007

Os Psicólogos de RH e seus estereótipos

img177/9774/orkut1ae3.jpgDesde o século XIX a questões do trabalho e da seleção profissional andam juntas com o a da própria psicologia. Ou, pelo menos, de precursores do que seria a posteriormente chamada ‘psicologia das organizações’. Para dar um exemplo, a frenologia era modismo nas seleções profissionais, que poderiam definir o candidato apropriado à vaga simplesmente pelas circunvoluções de seu crânio.
 
A frenologia foi desbancada por uma psicologia que nascia como ciência. Vale a pena repetir e realçar a frase: a psicologia desbancava a moda da frenologia (perfeitamente prática, útil e aplicável, mesmo que o uso e a aplicação possam ser contestados) por ter nascido como ciência. Argumentos racionais mostravam que práticas que se pretendem fundamentadas em ciência deveriam ser efetivamente fundamentadas em ciência.
 
De lá para cá, poderíamos formular a pergunta: continuam as psicologias de seleção profissional, em sua prática concreta, empregando práticas de cunho científico (ou ao menos rigoroso)? Ou cederiam lugar a práticas duvidosas, que poriam em xeque a própria legitimidade da seleção profissional?
 
Obviamente, não se pode duvidar que hajam nas seleções de emprego profissionais competentes, gabaritados, e preocupados com a própria prática que executam. Entretanto, mundo afora, os dizeres - e mais especificamente os maus dizeres - sobre a seleção abundam. Não é necessário ir muito longe. Histórias sobre seleções mal aplicadas, sem devolutivas racionais, ou mesmo sem compreensão alguma por parte do selecionado podem ser encontradas em qualquer lugar. Questão séria, partindo do princípio de que um psicólogo lida com seres humanos, e que uma seleção profissional envolve uma vida.
 
Vejamos, por exemplo, esse texto, do Marmota. O que diz a respeito dos profissionais de seleção? Dentre outras coisas, que algumas seleções se definem prioritariamente pela dinâmica; outras, exclusivamente pelo resultado do teste; outras, ainda, são meramente teatrais, pois o candidato é pré-definido por indicações de âmbito privado (o famoso QI, ‘quem indica’). Novamente, não se pode contestar que tais tipos de procedimento são comuns Brasil afora. Tão comuns, por exemplo, quanto é simples a recomendação aos psicólogos, durante o curso de graduação, para que não restrinjam os resultados de suas práticas ao teste ou à dinâmica. Estes, sozinhos, não dizem nada. No máximo, servem como instrumentos de apoio, junto a outros procedimentos essenciais (entrevistas, avaliação de competências, etc.).
 
Outro exemplo: o verbete "psicóloga", da Desciclopédia, reúne uma série de piadas infames sobre a categoria. O que traz de essencial? "Outra atividade que elas adoram fazer é humilhar desempregados fazendo dinâmica de grupo, processo que consiste em te fazer correr enquanto você carrega um limão ou um ovo numa colher que você segura entre seus dentes ou coisa parecida"; "Uma atitude que elas odeiam é a mentira (dos outros, é claro), pois elas se sentem na liberdade de contar as mais esfarrapadas falácias já imaginadas, sendo que a mais famosa dessas “conversas pra boi dormir” é a seguinte: ‘No momento você não pode ser aproveitado na empresa, mas seu currículo será aproveitado para futuras oportunidades’"; "A insanidade e arrogância das psicólogas, leva-as a se acharem competentes para o recrutamento de profissionais. Justamente elas, que são totalmente dominadas pela emoção e incapazes de tomar UMA decisão racional"; "Qual o critério que elas usam para escolher um candidato? O seguinte : se ela for com a cara dele ele está aprovado, caso contrário, não. E que se foda se ele é competente ou não…".
 
Está na cara que o escritor do ‘verbete’ acima oscilava entre o escárnio, a estereotipia, e a indignação. Mas tais palavras não tocariam num preconceito social (justificado ou não) cada vez mais difundido, o de que psicólogos de RH não possuem critério algum de avaliação? Em tempos de desemprego, a seleção profissional tem papel importantíssimo, especialmente dos psicólogos. Estes devem desenvolver uma prática rigorosa e muito bem suportada, para que seja ética.
 
Toda profissão tem seus estereótipos, representações ingênuas, e sentidos comuns. Mas diante de tais estereótipos, cada vez mais difundidos, poderia o psicólogo se perguntar sobre sua própria prática concreta, como fazia antes a psicologia sobre as próprias práticas que ajudou a desbancar: é coerente?
 


26 Comments »

  1. leandro Says

    É, os profissionais de psicologia poderia dormir sem esse verbete da desenciclopédia.

    Curioso é que o Gall errou na técnica, mas de certa forma acertou em parte na explicação, lançando as bases para o localizacionismo científico, que ainda marca nas neurociências.

    Mesmer, o “inventor” da hipnose, acertou na técnica e errou na explicação (ele falava no magnetismo animal e em fluídos energéticos), mas lançou as bases para um importante instrumento psicológico.

    O erros dos (pseudo)psicólogos de hoje não está
    na tentativa de criar novas técnicas ou explicações, mas em insistir em atividades reconhecidamente furadas como testagens sem adaptação/validação/padronização/etc. ou teorias mais místicas que científicas.

    Ótimo post!

    Made on April 9, 2007 @ 12:47 am

  2. Inagaki Says

    Toda classe profissional é “homenageada” por piadas que difundem estereótipos, infundados ou não. Jornalistas, advogados e publicitários que o digam. Mas uma coisa é certa: abomino dinâmicas de grupo. Felizmente só tive que passar por duas: fui aprovado em uma, reprovado noutra.

    Made on April 9, 2007 @ 12:59 am

  3. Caminhante Says

    Eu acho que os esteriótipos acabam revelando erros da profissão - quem nunca cruzou com um advogado corrupto, um médico arrogante ou um psicólogo dono da verdade que atire a primeira pedra. No caso dos psicólogos, a coisa fica bem grave porque eles têm o poder de taxar alguém de normal ou anormal com uma autoridade que poucas pessoas têm…

    Made on April 9, 2007 @ 2:36 am

  4. Marmota Says

    Catatau, agradeço a sua referência! Seu post é esclarecedor e merece ser lido especialmente por profissionais que passaram por experiências parecidas com as que eu tive, para valorizar esse profissional que - como o verbete da Desciclopédia mostra - vem sendo muito questionado. Sobre a discussão dos estereótipos, isso vai longe: se eu disser que minha família é de Pelotas, o que você vai pensar? :)

    Made on April 9, 2007 @ 5:08 pm

  5. Richard de Andrade Says

    Valeu pelo toque, catatau. Realmente o m de mega deve ser maiúsculo. Vou começar a corrigir os textos, deve haver ainda outros muitos erros. Apesar d’eu ter postado umas dicas de cálculo, aqui vai outra ainda mais resumida e simples. Basta dividir a resolução por 100 e vai obter o tamanho em cm do que até onde amplia bem.

    1600 x 1200 / 100 = 16 x 12 (então, 1600 x 1200 é idela para cópias até 12 x 16 cm).

    Veja bem, este é o cálculo para obter foto ótima. Considere uma ampliação até 50 % maior que o resultado do cálculo para ainda obter uma qualidade aceitável.

    Grande abraço!

    Made on April 9, 2007 @ 11:27 pm

  6. Chawca Says

    Eu já fui prejudicado por uma pscologa quando fiz um concurso de acesso aqui na prefeitura da minha cidade onde eu trabalhei por 6 anos pq ela era um desafeto da minha familia…
    Eu acho dinamicas de grupo uma palhaçada…

    Made on April 10, 2007 @ 7:51 pm

  7. Futalo de Tal Says

    Era Telefonista Temporário de uma empresa de Telecomunicações e para ser
    efetivado fui obrigado a fazeruma Dinâmica de Grupo na subsidiária da mesma
    empresa deTelecomunicações.Não fui chamado e fiquei alguns anos sem
    trabalhar por causa da…da Dinâmica.
    De forma que não tive o contrato renovado e não conseguia emprego devido ao
    pouco tempo (6 meses) que ali fiquei para adquirir experiência.
    Se eu já estava trabalhando…e bem,pra que tive que fazer Dinâmica de Grupo? É
    o mesmo que mexer num time que está ganhando.
    Acabei sendo prejudicado por uma Selecionadora do RH onde obviamente senti-me deslocado e constrangido,indignado e enojado com o que se passava nesta Dinâmica de
    Grupo,inventada por estes americanos que não tem o que fazer,que vivem
    mudando os costumes dos outros países.
    No Brasil já é tão difícil se firmar,quanto mais arranjar,emprego,estágio
    e traineé que são disputados à tapa,o(a) coitado(a) do (a) candidato(a) se vê
    obrigado(a) a se submeter a situações constrangedoras e de exposição ao
    ridículo.
    É proibido a pessoa ser o que é?
    Nenhuma empresa,Psicólogo ou terceiros deveriam interferir na vida profissional e
    particular da pessoa.
    Cada um é o que é!!!
    O Mercado de Trabalho é injusto e parcial!!!
    Dinâmica de Grupo não tá com nada!!!
    Sou 100% Contra!!!
    Agora avaliar a pessoa pelo seu Currículo Profissional e Acadêmico,
    infelizmente saiu de moda na maioria das empresas.

    Um conselho:Estude e Faça concursos!!! É muito melhor do que essa palhaçada
    de Dinâmica de Grupo,cujo bjetivo é de humilhar o pretendente ao emprego,
    fazendo-o se passar por tímido,retardado e idiota.

    Made on May 3, 2007 @ 1:11 am

  8. Zizú Says

    É revoltante essa situação!Só porque é a Dinâmica de Grupo é invenção de americano,o Brasil tem que copiar.A gente vive infelizmente num país que não dá oportunidade pra pessoa trabalhar;não existe incentivos para se trabalhar por conta própria;vive se numa pindaíba miserável,onde se pedir emprego é como se tivesse pedindo esmola e a maioria das empresas se aproveita dessa situação desgraçada pra dificultar mais ainda o ingresso remoto de um candidato a uma vaga disputada numa determinada empresa.Tinha que ter uma lei definitiva para acabar com estes empecilhos para ingressar neste injusto Mercado de Trabalho,como essas Dinâmicas de Grupo e Testes Psicotécnicos,que atrapalham mais
    do que ajudam.Pra que tem que se fazer ambos?O único interesse que tenho é em trabalhar para prover o meu sustento e da minha família,bem como aplicar o que aprendi no colégio,cursos e na faculdade e não tenho interesse em me relacionar com pessoas que não tenho a menor afinidade e nem de provar que não sou retardado,debilóide e insano.Insano é quem inventou essas práticas de
    avaliação das quais sou 100% contra.

    Made on May 3, 2007 @ 1:34 pm

  9. Totó Says

    Psicologos não deveria se meter em Mercado de Trabalho.Eles deveriam era clinicar nos
    seus respectivos consultórios ou num hospício,ao invés de atrapalhar e prejudicar o pobre e sofrido desempregado que precisa trabalhar.Se um dia os Psicólogos,bem como os selecionadores de Dinâmicas de Grupo e responsáveis pelo RH,estivessem no lugar dos milhões de desempregados no Brasil,entenderiam mais e seriam mais humanos.Um dia eles devem ter sido um destes milhões de desempregados.A pessoa não é dempregado porque quer ser é por causa da dificuldade e falta de estímulo para tentar trabalhar.

    Made on May 3, 2007 @ 1:45 pm

  10. Mara Says

    Eu concordo 100% com o verbete que ainda relatou muito pouco sobre o capricho dos psicólogos! SÃO PESSOAS INFELIZES NA VIDA PESSOAL, mal resolvidas, geralmente não conhecem nem a si mesmos e quer se meter de forma caprichosa (diria até psicótica) na essência dos seres humanos. É isso aí, estes são a cara dos americanos, pois lá sim dinâmica é uma oportunidade de crescimento experimental pra uma população que tem A ECONOMIA MAIS ESTÁVEL DO MUNDO e bons recursos pra cada um se virar sozinho! LÁ é só brasileiro que trabalha engraxando sapato e lavando privada.
    Eu já venci o meu ódio, diria até depressão, das 300 dinãmicas que eu participei depois de pra cada uma delas, ter lido instruções que essas psicólogas publicam pra ganhar redação, e por nunca ter sido aprovada em nenhuma delas, é com muita resignição que eu coloco: Não adianta se torturar por elas, não deixe que essas psicólogas ou as auxiliares de gestão de RH Tecnólogo( que se bobiar são mais humanas) não deixem que elas façam você se sentir um lixo á prova, porque o lixo que está deteriorando o mundo são elas, e se não for nessa vida que elas pagarem, pode ter certeza que da próxima elas não passam. Tenho é muita pena de quando esse povo pagar pelos pròprios pecados.
    Abro uma ressalva: Sempre admirei muito psicologia! Mas é PSICOLOGIA!!! Carrego no colo a psicologa que tem psicologia no trato com seres humanos, essas são especiais e merecem o mundo aos seus pés, não se deixem ofender, porque os culpados são os frios que queimaram a imagem de uma profissão tão linda e que em outros tempos foi a mais admirada!

    Made on May 18, 2007 @ 4:43 am

  11. Says

    O brasileiro é tratado que nem lixo por estes gestores hostis de RH e Psicólogos - responsáveis em avaliar os pobres candidatos que disputam à tapa uma vaga no mesquinho e exigentíssimo Mercado de Trabalho.Já as Dinâmicas de Grupo,só servem para dificultar mais ainda a oportunidade de conseguir emprego,traineé ou estágio.Tinha que ser coisa de americano mesmo.É falta do que fazer,não é?Se as empresas e indústrias investissem mais em treinamento e num bom incentivo para se trabalhar,como uma boa remuneração e boas condições de trabalho,a taxa de desemprego seria quase que zero.
    O resultado da impossibilidade de não conseguir emprego,mesmo que uma pessoa seja bem graduada e tenha as tão exigidas,e algumas absurdas,experiências profissionais,tem bacharéis em Direito,Economia,Informática,etc trabalhando em sub-empregos para pessoas alfabetizadas ou de níveis bem inferiores aos de sua graduação,ou pós,de nível superior,servindo cafézinho,trabalhando como Office-Boy ou limpando banheiros,varrendo ruas,etc.Alguns por causa da falta de oportunidade e incentivo para trabalhar,se vê no Fundo do Poço,chegando a estágios deploráveis de baixa estima,o que pode resultar em depressão ou coisas piores das quais acho melhor não entrar em detalhes.
    As Universidades,em geral,tem uma parcela de culpa por não prepararem melhor e incentivarem os seus alunos para enfrentar o competitivo e cruel Mercado de Trabalho.Diante de tudo isso,as empresas ainda inventam essas avaliações idiotas como as Dinâmicas de Grupo,que não tem nada de se descontrair e de se divertir,onde se é tratado como se tivesse num Jardim da Infância ou num Hospício e tampouco os Psicotécnicos,atualmente usados para avaliar se o candidato é louco,retardado mental ou psicopata.Fala sério!É tirar proveito da situação do desemprego já é crítica até demais.

    Made on May 19, 2007 @ 5:03 pm

  12. João da Silva Says

    Tenho repulsa,abuso e ódio das Dinâmicas de Grupo e das Avaliações Psicológicas para se entrar neste injusto Mercado de Trabalho.Quem foi o palhaço que inventou isso?Sou graduado em nível superior e estou desempregado há 8 anos,fiz várias entrevistas (De 1994 até 2000)e 1 Dinâmica (em 2000)e só trabalhei de 1996 até 1999,passei dos 30 anos e mesmo assim essas Empresas insensíveis colocam essas porcarias de avaliações que só servem para atrapalhar e/ou dificultar mais ainda o direito que o infeliz e sofrido do brasileiro tem de ganhar o seu pão.É revoltante gastar tanto tempo,grana e QI para ficar olhando pro teto,perdendo o sono,o apetite,o ânimo e só pensando no dia de amanhã!Por causa disso,estou profundamente decepcionado,desanimado e desacreditado que essa situação de dificulda para entrar no Mercado de Trabalho UM DIA vai melhorar.Nesse ponto,vai de mal à pior.

    Made on May 22, 2007 @ 1:46 am

  13. Ultra Indignado Says

    Acho as Dinâmicas de Grupo (DG) um obstáculo a mais para se conquistar um emprego.Sou a favor,sim,de treinamento na empresa com base no cargo pleiteado ou na área em que o candidato se graduou,incluindo cursos adicionais.Passei pela desgraça de participar de uma DG na Brasil Center (Subsidiária da Embratel em Juíz de Fora (MG) em março de 2000 e disserram-me que eu iria “brincar” ou “rolar” no chão.Não entendi e,sem muita opção de escolha,fui fazer o raio deste DG com intúito de efetivação na Embratel (Rio),onde estava trabalhando como Temporário no fim dos anos 90.Fiz essa DG e achei uma verdadeira palhaçada,uma perda de tempo e um desprestígio e desrespeito à pessoas que dariam bons profissionais,parecendo crianças ou debilóides.
    Lá,na Brasil Center,vi pessoas fazendo mímicas,colagens,desenhos e representando alguém que não fosse o próprio.Aí me perguntei:Que estou fazendo aqui pagando esse mico?Parece Jardim de Infância!Tenho mais o que fazer!Vou abandonar a minha faculdade de informática (em 2000) por isso?!Fiquei,e ainda fico,indidnado.Depois quase participei de outra DG no futuro Wal-Mart,Tijuca (RJ),sorte que pulei fora à tempo.Hoje sou Webdesigner e Montador de Micro,mas por causa destas práticas ridículas de entrevistas,DG,bem como o exigentíssimo,implacável e desigual Mercado de Trabalho,trabalho em casa.Fazer o quê!Ou isso,ou morro de fome.
    E quanto aos Concursos Públicos?Dá quase no mesmo.Além das provas dificílimas,alguns concursos tem aderido à essa besteira de DG,sem falar em Exames Médicos Pré-Admissionais,Aptidão Física.E tem ainda que se submeter a isso tudo ou para concorrer a vagas insuficientes e salários baixos.Estou interessado em trabalhar e não em me relacionar com pessoas que não conheço direito ou não tenho a menor afinidade.A empresa não pode impor isso à força.

    As Dinâmicas Grupais atrapalham mais do que ajudam…se é que ajudam mesmo.

    Quem é a favor das DGs é porque nunca se submeteram a esse circo.Sou 100% contra às Dinâmicas Grupais!!!

    O Governo deveria acabar de vez com essa prática de Dinâmicas Grupais.

    Made on July 29, 2007 @ 2:16 am

  14. Xis Says

    Por que ninguéwm manda mais os seus manifestos e desabafos sobre os Psicólogos,Mercado de Trabalho,Psicotécnicos,Dinâmicas de Grupo,etc?Há quase 3 meses que ninguém diz o que pensa a respeito dessas injustiças para com as pesssoas que precisam trabalhar.

    Made on October 19, 2007 @ 1:41 am

  15. Macoco Says

    Um dia fiz uma dinâmica e em certo momento deram um copo plástico (que seria um “objeto antigo encontrado numa escavação”) e o sujeito deveria dizer o que era aquele copo. Houve várias descrições, um dos candidatos à vaga disse que era um cinzeiro, e que era usado num hábito muito antigo dos humanos. Quando a psicóloga disse (em tom de brincadeira) que todos estavam reprovados porque ela era fumante. Daí eu me pergunto, Será que uma pessoa dessas pode avaliar as condições psicológicas de alguém sob qualquer aspecto??? Alguém que se mata lentamente todos os dias não tem o mínima condição de avaliar merda nenhuma , ainda mais numa brincadeira estúpida. Pessoas reais enfrentam situações reais!

    RE: Macoco, dinâmicas de grupo tem um papel bem interessante, caso bem empregadas. Essa é a questão: caso bem empregadas. Mas como técnicas associadas a outras, podem contribuir.
    um abraço,

    Made on December 3, 2007 @ 6:35 am

  16. my name is victor Says

    ola ! se você esta desempregado e precisa de dinheiro entao hegou sua hora !!! ofereço um otimo emprego rapido e facil pra ganhar apenas em DÓLLAR !!!! contato : vic.extremevoip@hotmail.com

    RE:Com certeza, imagine só! E não precisa nem fazer nada, né?

    Made on December 24, 2007 @ 8:29 pm

  17. Robert Says

    Tem gente que acha essa droga de Dinâmica interessante?No dia que esse cidadão ficar desempregado(espero que não aconteça),ele vai mudar o seu conceito.Quem defende essa prática idiota é o tipo de pessoa que não demonstra empatia por quem passa necessidade de conseguir emprego e preconceitos por estar desempregado.Isso é falta de amor para com o próximo.Vivemos num mundo que ninguém ajuda ninguém e que cada um que se vire.As DG,na minha opinião,foram criadas por gente que não tem o que fazer,cujo propósito é o de dificultar ainda mais o ingresso ao Mercado de
    Trabalho e a expor os desempregados ou quem está em busca de ascensão profissional ao ridículo.Tinha que acabar com essa praga de DGs ,juntamnte com os Psicotécnicos e mudar a mentalidade dos gestores de RH que de “Humanos” não tem nada.

    Made on February 22, 2008 @ 4:46 am

  18. Anonymous Says

    Práticas discriminatórias e de exclusão social
    Uma outra coisa q não concordo é que esses testes irão excluir pessoas que tem muitas capacidades,porém tem problemas psicológicos que os afetam socialmente tornando-os pessoas tímidas,envergonhadas. Por exemplo a dinâmica de grupo vai dizer que esse cara é um incapaz.Porém ele pode ser formado na maior Universidade do Brasil ou falar trocentos idiomas,ou mesmo pouco estudo,mas se não passar na bem dita da dinâmica,na psicolozóica ultrapassada ele é um incapaz. Esse cara por exemplo que tenha rótulos de doenças como fobia social (síndrome do pânico) provavelmente sofre de segregaçao social,pois ele não é falante,desinibido como os outros,gagueja,porém tem uma excelente caligrafia,fala bem em público,mas na dinâmica não consegue por causa da pressão da juíza(psicóloga de rh)montar direito os quebra kbeças ou brincar de escravos de Jó. E esse distúrbio também bloqueia os movimentos tipo as pernas não ficam bambas elas endurecem,o semblante fica estranho,aparência de raiva,porém é de medoe tensão. Por que certos distúrbios deixam a pessoa tão transtornada ao fazer uma apresentação em público que elas desejariam não ter nascido,e as psicólogas dizem que o perfil dele não é compatível com a função,concordo que certas funções,tipo promotor de eventos ou vendedor interno,precisa pessoas desinvoltas e com boa extroversão,mas tem até função pra auxiliar de escritório por exemplo ou analista de sistemas que vc lida pouco com público que as dinâmicas barram e as tiram do mercado de trabalho como se não valessem nda gerando pessoas infelizes e mais transtornadas do que antes. Então para onde vão essas pessoas? com o que vão trabalhar? Será que irão morrer de fome ou terão de se sujeitar à ganhar bem menos do que sua capacidade,pq uma pessoa incapacitada o julgou e o excluiiu. Temos de analisar isto,pois isto é um tipo de nazismo embutido em uma filosofia barata. Provavelmente alguns desses indíduos ficarão deprimidos e sem esperança de uma vida melhor e ficarão ou com raiva de si ou dos outros o levando à práticas como tentar tirar a própria vida ou dos outros.Gera um indíviduo que pode se tornar perigoso,pois a falta de dignidade (trabalho)faz a pessoa pensar coisas erradas e se entregar à pensamentos não proveitosos. Também tem os testes de lógica pessoas q tem por exemplo DDA ou distúrbio do déficit da atenção dificelmente ou raramente passará em um teste psicotécnico. Pois nestes testes se exigem atenção e é isto que esse indivíduo não tem.Então qual a vaga dele? ou ele vai ter uma vaga diferente vagabundo mas não por que quer,vai ser taxado assim.Julgar o comportamento humano é algo tão complexo quanto decidir em fazer uma eutanásia ou abortar uma criança,pois um candidato à uma vaga,é uma vida,é um ser humano,um fruto de uma união social. Lembrando também que entrevistas é uma coisa muito estúpida e hipócrita,basta vc saber a resposta às perguntas feitas,pois a maioria das perguntas feitas tem respostas decorativas e hipócritas,pois vc tem de falar alguma coisa que vc não é,mas vc tem de falar que é para agradar as psicólogas,um exemplo disso é quando elas perguntam assim: Qual o seu ponto fraco? O indivíduo tipo tem de falar q tem um ponto fraco,porém tem que criar um argumento para dizer o que faz ou fez para superá-lo,exemplo tenho memória curta,supero isso anotando as informações que me são passadas.Isso tudo é um jogo de xadrez,porém é um jogo que já começa com as pedras adversárias em vantagem.Se vc souber o que é perguntado e como responder vc passa,tipo tem q falar o q ela quer ouvir,por mais que seja mentira. Ensina os indíduos á serem falsos e hipócritas. Tipo uma filosofia barata ou ciência abstrata. Lembrando ainda que Adolf Hitler pretendia criar uma raça nobre (ariana)todos à visão dele brancos,olhos azuis e loiros.Fazendo com que pessoas que não fossem ou tivessem estas características fossem torturados até a morte,exterminados ou escravizados pra sempre.A doutrina da psicologia de rh escolhe indivíduos sem defeitos à visão modista de caracteres à sombra da perfeição ,por exemplo relacionamento interpessoal bom julgado na dinâmica,desenvoltura ou destreza ao falar julgado na entrevista coletiva ou individual e escrita,pois se escrever muito pequeno segundo essa dourtrina vc é uma pessoa que pensa pequeno ou tem baixa-autoestima. Tudo sem garantias de erros ou acertos mas uma garantia tem,é que se o indivíduo não tiver ou pelo menos parecer que tem estes atributos ele tem as garantias de ficar na rua,ser excluído da sociedade ou ainda de ter transtornos psicquiatrícos críticos. Fora! Psicologia de rh e Rh (realidade hipócrita) é isso ai concordem ou discordem,coloquem sua opinião e se manifestem psicólogas de rh.Agora vcs estão do outro lado na cadeira de réu e aqui essa cadeira é garantida. link para a comunidade http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=139006

    Made on March 7, 2008 @ 3:01 am

  19. Anonymous Says

    Psicologia de Rh ciência abstrata!
    Psicologia de Rh ciência abstrata!Viu como o pessoal reage sobre a psicologia,ciência abstrata equívoca que aliena pessoas,destroi a confiança das pessoas,as faz de palhaços,torna-as vítimas de políticas de contratação excretadas pela mentalidade imaginária de pessoas prepotentes e sem qualificação se não uma doutrina barata filosofal. Pois seu trabalho é o de julgar pessoas se dignas ou não de se sustentar e sobreviver, Pegam o maior número possível de gente, as jogam para lá e pra cá,agendam entrevistas em um horário e chegam em outro e quando as pessoas já estão cansadas de esperar vcs aparecem fazem umas perguntinhas sem nexo e pronto,quando não muito,brincam com elas,fazendo com que muitas sejam humilhadas e debochadas na frente de outras pessoas.Além de se divertirem vcs ganham dinheiro e muito dinheiro com isso.Isso é o fruto de governos incompetentes que deixam lacunas em leis,fazendo então que surjam todo o tipo de maracutaia e políticas absurdas e sem fundamento inclusive vcs. Muitos empresários cheios de pressa e ganância contratam vcs achando que serão eficientes,pq são ágeis para reunir multidõesdesesperadas,e vcs de gestão de pessoas ou melhor digestão de pessoas as digerem e excretam pra rua.Nem sempre vcs sabem o que estão fazendo e precisam fazer o mais rápido possível pra ganhar o seu pão de cada dia,ganhando para desempregar pessoas,criando psedo-caracteres os prós aquilo e aquilo outro,pq vcs não tem competência para assumir uma função de psicólogas clínicas,infelizmente nosso país é vítima desta merda chamada psicologia de rh. Mas muitos empresários e também governos estão se manifestando e acordando testes estão sendo abolidos ,nós sempre estamos procurando conhecimento claro,vcs é que ficam estagnadas e inertes,se qualificam ou desqualificam para julgar uma pessoa se ela tem dignidade ou não,muitos destes teste foram utilizados nos estados unidos e extintos na década de 70,infelizmente o brasil só copia o que não presta.

    Made on March 7, 2008 @ 3:09 am

  20. deboxe indignado Says

    Curriculum Vitae de uma psicóloga de Rh
    Curriculum Vitae de uma psicóloga de Rh
    Perfil adequado : Dinâmica,Boa representação, Pró-pássiva,estúpida,rude,antipática,impaciente,pró-babaca,prepotente e olhos de serpente. Que saiba manipular pessoas,enganá-las,destruir seus sonhos e saiba brincar de dune-dê,dois ou um, Par ou impar e tesoura e papel,brincadeiras afins infanto-juvenis e sem fundamento e eficiência.

    Formação:Formada em digestão de pessoas, e Pós-graduação em desasistência social

    Qualificações:na verdade não precisa mas se tiver é bom experiência em exclusão social,saiba apilicar dinâmicas grupais,antipatia e ironia é fundamental para o perfil.

    os interessados Favor se dirigir à uma agência do desempregado mais próxima portando Carteira profissional,carteira de vacinação,atestado psiquiátrico de insanidade comprovado,exame de fezes,exames de urina dos últimos 3 meses e comprovante de renda,residência se tiver onde morar,atestado de antecedentes criminais,cópia de fotos 3/4 fazendo caretas e tomografia comprovando distúbios psicológicos e neurológicos afins. Essa documentação e características complementam o perfil do candidato. Por hoje é só pessoal,maiores informações entrem comunidade eu odeio psicologia de rh link http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=139006
    Atenciosamente: Setor de recrutamento

    Made on March 7, 2008 @ 3:15 am

  21. Anti RH Says

    Acho que a vida do ser humano,principalmente do desempregado,não deveria ser guiadas por teorias freudianas ultrapassadas,vãs e inúteis.A pessoa que precisa trabalhar é tratado com desrespeito,preconceito,humilhação e desmoralização por parte destes psicólogos e gestores de RH hipócritas e falsos desprovidos de qualquer sentimento de altruísmo,empatia e amor ao próximo.Acho as Dinâmicas de Grupo um desperdício de tempo e dinheiro e um pretexto para forçar o candidato a desistir de uma droga de vaga chorada numa empresa,às vezes até ganhando uma miséria.Por mim deveria destituir da sociedade esta raça maldita de psicólogos e Gestores de RH que não passam de carrascos.Não é à toa que o Brasil atravessa uma fase de desemprego galopante e a perda de prestígio de pessoas de bom potencial e bem letradas que poderiam ser uns bons funcionários.Esse tal de “Fale ou Trabalhe Conosco” não passa de hipocrisia das empresas para você ter um trabalhão pra se cadastrar por uma vaga de emprego que só Deus sabe por quanto tempo vai ficar o cadastro no Banco de Dados da empresa ou se você será chamado.É ficar à mercê da sorte.A pergunta que não quer calar é:Quando este capricho imbecil e insano das Empresas,do RH e de teorias de psicólogos vai acabar?O Brasil é o pior lugar do mundo pra se trabalhar.

    Made on March 12, 2008 @ 1:47 am

  22. Anônimo desempregado Says

    Como dito,que o Brasil só copia o que não presta,lamentavelmente isso é verdade.Convenhamos,se tal prática foi abolida na década de 70 nos EUA,então pra que o Brasil,que deveria erradicar o desemprego,adotou uma prática desumana,ridícula,inútil e esdrúxula de entrevista pessoal?
    O conhecido ditado “A União faz a força” deveria ser aplicado aos desempregados,vítimas dessa exclusão social em massa que são todo o tipo de forma de seleção e ingresso desse desempregado no podre Mercado de Trabalho.Os desempregados tem que parar de se sentimento de complexo de inferioridade e se unirem para protestar contra essas práticas arrogantes e vexatórias.O direito de o ser humano de trabalhar para prover o seu sustento e de sua família é negado por uma política trabalhista fraca e ineficaz.É lindo achar que por causa desses desgraçados,tem pessoas com seqüelas dessa desmoralização social que hoje se encontram numa situação de: desespero,desânimo,falta de perspectiva profissional e pessoal,incerteza.Por causa disso,esses desempregados acabaram prostrados numa cama ou fazendo tratamento psiquiátrico para Síndrome do Pânico (ou Fobia Social).De tanto os Psicólogos e RHs tratarem pessoas sedentas por emprego como doentes mentais,ironica e infelizmente,estes acabaram se tornando em pessoas mental e emocionalmente pertubadas.Não é justo que pessoas que dariam bons profissionais acabem assim,com a auto-estima lá embaixo.Não entendo porque o Governo pouco se interessa por esta situação desgraçada da dificuldade de conseguir emprego.Os Desempregados devem se unir!!!!

    Made on March 12, 2008 @ 12:45 pm

  23. Catatau Says

    Senhor Anônimo Desempregado:

    Achei bem interessante a tua frase: “Os desempregados devem se unir“.

    Mas para isso, eu sugiro a você uma coisa: o que você acha de criar um bom texto com conteúdo, ao invés de encher desse modo a caixa de comentários?

    Acho que todo bom argumento é bem quisto, especialmente para ajudar a convencer os contrários e para obter aliados. Fica para você a sugestão, sobre articular argumentos sobre as mazelas do desemprego, e quem sabe até articular algum tipo de movimento.

    Tenho certeza de que um bom texto nunca passa desapercebido, e especialmente nos dias de hoje, com tantas barbaridades, mereceríamos melhores articulações.

    um abraço,

    Made on March 12, 2008 @ 12:53 pm

  24. Anônimo Desempregado II Says

    Em primeiro lugar,obrigado pelo elogio da frase,mas acho que o meu comentário foi mal interpretado.O que eu quis dizer com a “união dos desempregados” é que eles não deveriam se sujeitar às regras injustas,humilhantes e parciais impostas pelo Mercado de Trabalho,RH,Psicólogos e outros e de os desempregados a se valorizarem mais e agir com e não com o intuito de arranjar adeptos ou liderar algum tipo de movimento.Não tive intenção de encher a caixa de comentários,mas acho que cada um tem o direito de dizer não só o que pensa,mas o que vê.Para tal,peço desculpas.Eu só fiz esses coomentários por estar indignado com o tratamento recebido pelos desempregados.Eu também sou um.

    Made on March 13, 2008 @ 2:28 am

  25. Anonymous Says

    Senhores:gostaria de dizer que as Dinâmicas de grupo e os testes aplicados por psicólogos de RH, nunca são avaliados sozinhos, existe uma série de outras coisas q estão sendo avaliadas no momento em que vc está respondendo às questões do teste ou participando das dinâmicas. Realmente, se uma empresa necessita de um profissional q vá trabalhar com o público, ele com certeza não pode escolher alguém com muitas dificuldades de comunicação, mas se a vaga for para um engenheiro por exemplo, com certeza a forma como ele se comunica não fará mta diferença, e sim, seus conhecimentos acadêmicos. Antes de “descer a lenha”nos psicólogos vcs deveriam estudar tudo o q eles estudaram, e entender o porquê de eles fazerem tais dinâmicas antes de julgá-los. Somente para finalizar, gostaria de lembrá-los, que em toda profissão existem profissionais ruins, isso mostra q vcs não podem simplesmente generalizar a classe. Desde já, agradeço a atenção!!!!

    Made on April 23, 2008 @ 4:51 am

  26. Anonymous Says

    Descer a lenha nos psicólogos?!Não acredito que ainda defendam esses profissonais do campo de Recursos Humanos e Psicologia?!Quem defende a atitude deles,deveria é se por no lugar de quem está desempregado.Parem de tratar desempregados como se tivessem alguma doença contagiosa.O país está do jeito que está devido à falta de interesse por parte de empresas arbitrárias que imitam os EUA por adotar essas práticas freudianas inúteis para avaliação de um candidato a uma remota vaga de emprego.Então qual seria a solução para uma pessoa desempregada que tem as oportunidades negadas para pagar contas como luz,condomínio/aluguel,IPTU,IPVA,telefone,gás,água,escola,saúde e alimentação?Vocês,representantes de Recursos Humanos e Psicólogos,demonstrem um pouco de compaixão,incentivo e empatia para com o trabalhador desempregado.TRABALHADOR FELIZ,SATISFEITO E BEM REMUNERADO PRODUZ MAIS!

    Made on June 5, 2008 @ 6:29 pm

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment



Anti-spam measure: please retype the above text into the box provided.